Evitar Malware Com comportamento on-line inteligente
O principal fator na prevenção de uma infecção por malware em seu PC é você. Você não precisa de conhecimento especializado ou treinamento especial. Você só precisa de vigilância para evitar o download e instalar qualquer coisa que você não entende ou de confiança, não importa quão tentadora, a partir das seguintes fontes:
De um site: Se você não tiver certeza, deixar o local e pesquisa o software que estão sendo solicitados a instalar. Se for OK, você pode sempre voltar ao site e instalá-lo. Se ele não estiver OK, você vai evitar uma dor de cabeça malware.
De e-mail: Não confie em qualquer coisa associada com um e-mail spam. Abordagem e-mail de pessoas que você conhece com cautela quando a mensagem contém links ou anexos. Se você está desconfiado de que você está sendo convidado a visualizar ou instalar, não faça isso.
Da mídia física: Seus amigos, familiares e associados podem, sem saber, dar-lhe uma unidade de disco ou flash com um arquivo infectado nele. Não aceitar cegamente estes arquivos; digitalizá-los com o software de segurança. Se você ainda estiver inseguro, não aceitam os arquivos.
De uma janela pop-up: Algumas janelas pop-up ou caixas tentará canto você a baixar software ou aceitar um "sistema de varredura" livre de algum tipo. Muitas vezes, essas pop-ups vão empregar táticas de intimidação para fazer você acreditar que você precisa que eles estão oferecendo, a fim de ser seguro. Feche a pop-up sem clicar em nada no seu interior (incluindo o X no canto). Feche a janela via Windows Task Manager (pressione Ctrl-Alt-Delete).
De outro pedaço de software: Alguns programas de tentar instalar malware como uma parte do seu processo de instalação própria. Ao instalar o software, preste muita atenção para as caixas de mensagem antes de clicar em Avançar, OK, ou eu Concordo. Digitalizar o contrato de usuário para qualquer coisa que sugere malware pode ser uma parte da instalação. Se você não tiver certeza, cancelar a instalação, verificar-se sobre o programa, e execute a instalação novamente, se você determinar que é seguro.
De compartilhamento ilegal de arquivos de serviços: Você está no seu próprio país, se você entrar neste reino. Há pouco controle de qualidade no mundo do software ilegal, e é fácil para um atacante para citar um pedaço de malware após um filme popular, álbum ou programa para tentá-lo a fazer o download.
Remover Malware com o software certo
As chances são de que não importa o quão cuidadoso você é, você será infectado algum dia. Isso porque o malware foi concebido para esgueirar-se para o seu computador de maneiras que você não pode prever. Conte com a ajuda dos seguintes softwares:
Um sistema operacional atualizado: Use o Windows Update. Tirar proveito de sua capacidade para notificar automaticamente de atualizações, ou melhor ainda, para baixar e instalar automaticamente atualizações.
Um navegador atualizado: Não importa qual navegador você usa, mantê-lo atualizado é vital para prevenir a infecção. Tirar proveito de seu navegador pop-ups, a triagem download, e recursos de atualização automática.
Antivirus software: Você deve executar um programa antivírus para estar seguro. Mantê-lo atualizado, ligado, e agendar uma verificação para executar pelo menos uma vez por mês. (Não executar dois programas antivírus, pois eles vão interferir com o outro.)
Anti-malware: Também chamado de anti-spyware, muitas aplicações antivírus incluem um componente anti-malware. Se o seu caso não, instale e use um programa anti-malware independente que não entra em conflito com o seu programa antivírus. Mantê-lo atualizado.
Firewall: Se você não estiver executando um firewall de terceiros, use o Firewall do Windows. (Não executar dois firewalls de uma só vez, pois eles vão interferir com o outro.)
Filtro de spam: Se o seu programa de e-mail não é adequadamente filtragem de spam de sua caixa de entrada, considere spam adicional software de filtragem. Se o seu software de segurança é uma suíte de segurança, filtragem de spam pode ser uma característica que você precisa ligar.
Fonte: www.pcworld.com